Translate

quarta-feira, 9 de abril de 2014

MENTES PERIGOSAS

MENTES PERIGOSAS








Boa noite, hoje irei colocar neste blog um resumo que eu fiz a alguns anos deste livro de fácil leitura e compreensão, um livro escrito por Ana Beatriz Barbosa Silva uma maravilhosa autora.




SILVA, ANA BEATRIZ BARBOSA : MENTES PERIGOSAS: O PSICOPATA MORA AO LADO; RIO DE JANEIRO: OBJETIVA, 2008
Este livro começa com depoimentos de uma escritora e novelista, uma psiquiatra forense e um advogado criminalista, eles tecem comentários sobre a obra dão sua opinião. Logo depois vem com a introdução, esta introdução prepara o leitor para o que esta por vir, é apresentado uma fabula que apesar de ser colocada na introdução estará presente até as ultimas paginas deste livro, que através desta fará alusão as pessoas com psicopatia.
Antes do tilo de todos os capítulos a autora coloca uma frase de impacto que ela ao iniciar o capitulo esmiúça esta frase, em seu primeiro capitulo coloca a frase “qualquer historia  sobre consciência é relativa à conectividade que existe entre todas as coisas do universo. Por isso mesmo de forma inconsciente, alegramo-nos frente à natureza gentil dos atos de amor”   e coloca como titulo “ razão e sensibilidade: um sentido chamado consciência” neste capitulo a autora vai expor alguns conceitos e sentidos de consciência para prepara o leitor para capítulos futuro, expressando também suas curiosidades e seus interesses.
Em seu capitulo de número dois intitulado de “os psicopatas: frios e sem consciência” como frase ela coloca “como animais predadores ,vampiros ou parasitas humano,esses indivíduos sempre sugam suas presas ate o limite improvável de uso e abuso. Na matemática desprezível dos psicopatas, só existe o acréscimo unilateral  e predatório, e somente eles são os beneficiados” neste capitulo é que realmente começa a se falar dos psicopatas,  e da dificuldade de diferenciarmos das demais pessoas nesse capitulo também é colocado o primeiro exemplos de casos com características psicóticas, à uma alerta para todos quanto aos psicopatas se coloca que não devemos confiar em todos que se aproxima de nós para isso novamente se é usado exemplo da da vida real.
Para não colocar deixar tão extensa essa resenha nem sempre colocarei as ditas frases de impacto por eu mencionadas no início colocarão apenas as mais curta e mais chocantes.
Em seu capitulo de número 3 intitulado “ pessoas no mínimo suspeitas” é colocados alguns exemplos da vida  real na maiorias esmagadora dos casos mencionados e de paciente da própria autora, também é colocado o questionamento de em quem devemos confiar se é pedido para não ficarmos paranóicos mas deve se ter cuidados básicos, e se coloca  um tópico de grande proveito para todos que é “ identificando os suspeitos” é oferecido algumas dicas de como descobrir se as pessoas que nós cercam são ou não psicopatas, mas é apenas um pequeno resumo de como se faz isso.
Chegamos ao seu capitulo de número 4 e 5 intitulados “psicopatas: uma visão mais detalhada- parte 1 e 2” nesses dois capítulos é bem trabalhada a mente doentia dos psicopatas as sua faltas de emoção, empatia,suas responsabilidades e seus sentimentos de culpa que nunca existiu em sua mente, mostra se o comportamento dos psicopata tanto adultos com na adolescência o que de grande proveito.
Entramos agora no capitulo de número 6 intitulado “ os psicopatas no mundo profissional” com frase “ os psicopatas não vão ao trabalho, vão a caça.” Aqui se mostrado o comportamento dos psicopatas na vida profissional, isso  quando eles conseguem ter, são pessoas extremamente destrutivas, aqui a autora nos revela um fato muito preocupante, que o nosso sistema de globalização facilita a entra dos psicopatas no mundo profissional pois eles são inescrupulosos o que para alguns grandes empresários isso é bom para o desenvolvimento de suas empresas, neste capitulo é mostrado alguns exemplos de grande proveito.
No seu capitulo de número 7 intitulado de “ foi manchete nos jornais” vem nos mostrar alguns casos que foram de grande repercussão na mídia nacional e de grandes polemicas, mas ao citar os casos a autora deixa bem claro que não esta afirmando que os casos por ela citado são casos de psicopatas, mas sim com características psicóticas.
Ao chegar nos capítulos de número 8 e 7 vem com as intitulações “psicopatas perigosos demais” e “menores perigosos demais” nesses capítulos é espanado sobre o comportamento dos psicopatas na sua vida adulta e  quando adolescente como sempre a autora para melhor compreensão do leito ela usa de exemplos.
Este livro composto por apenas 13 capítulos, já em seus termino trabalha a parte dessas mentes perigosas e doentias, como já de costume a autora usa de exemplos para um fácil entendimento, tenta também explicar de onde vem tudo isso, essa falta de amor como a própria autora diz  os psicopatas não tem coração, suas mentes são frias assim como seu coração, vem se a nos ser revelado algumas dicas de como podemos nos defender dessas pessoas tão perigosas o seu décimo segundo capitulo é intitulado de “manual de sobrevivência” que e de grande importância para a sociedade.
Já em seu ultimo capitulo intitulado “alguma coisa está fora de ordem” nele é feito uma revisão da historia da humanidade e logo depois se é estudado um pouco da cultura dos tempos modernos, o que nos vem a revelar o lado obscuro  da cultura dos tempos modernos, ela chega a nos mostrar um pouco da cultura psicopática. Os anexos existentes neste livro também é de bom proveito e não será colocado neste resumo pois eles só podem ser apresentados por inteiro!

Considerações sobre a obra

Este livro apesar de ter sido escrito por um psiquiatra é excelente ela consegue superar todas as expectativas, um livro que deveria ser uma bíblia da sobrevivência, ele vem nos mostrar o perigo que corremos e com suas experiência ela vem nos ajudar à nos defender desses perigosos psicopatas, se é trabalhado muito bem todas as características dos tão temidos psicopatas vem também mostrar historias para explicar as ações dos psicopatas com a historia do escorpião  tendo  grande valia para nós pois nos explica de certa forma o por que das ações dos psicopatas. Nos casos demonstrados isso pode ajudar todos  a aprender se defender dessas mentes perigosas que estão por ai soltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário